cookieOptions = {msg}

Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

(POST DA MADRUGADA) Top 20 músicas do Pixies

Hoje, irei fazer uma coisa mais legal aqui no blog, uma coisa que eu já queria fazer por uns tempos: Postar de madrugada.   
Como eu acho a madrugada excitante e inspiradora, resolvi fazer o primeiro post dessa série em potencial falando sobre algo também excitante e inspirador: Música.    
Se vocês acompanham o blog, sabem que eu já falei do meu gosto musical e que também citei algumas das bandas que eu gostava, e uma delas é o Pixies, por isso resolvi fazer um top 20 (que diga-se de passagem é muito difícil de fazer, pois tem muita coisa boa que vai ficar de fora) de músicas do Pixies na minha opinião.   
Agora vem o problema: Como fazer um top 20 de uma banda que só tem música boa? Escutei a maioria dos álbuns do Pixies e até hoje não achei uma música que eu ouvi e pensei ''essa eu não gostei'', mas como eu gosto de me aventurar, vamos dar uma tentativa. 

20- Tony's Theme (Surfer Rosa)  
  

Apesar de eu ter dado uma de fã apaixonado no início do post, essa música não era uma das minhas favoritas, e inclusive por muito tempo eu tive um preconceito com essa música, mas sinceramente, eu simplesmente devo ter escutado essa música de maneira errada (nem pra escutar eu sirvo). É uma música divertida e dançante (assim como a maioria das músicas da banda) e merece uma vaga só pela introdução da Kim.           

19- Dead (Doolittle)    

Pixies não era uma banda instrumental, mas muitas de suas músicas ganham um toque especial por esse motivo, a letra dessa música é quase imperceptível, já que a guitarra mascara a letra, mas o riff da guitarra no refrão é muito foda, não tem como ficar parado nessa parte, quem fica é um filho de Nimrod (referências)          

18- Nimrod Son (Come On Pilgrim)    
  

 O EP de estreia óbvio que também tem que estar nessa lista, essa música tem uma letra um tanto quanto afugenta gravadora, brincando com coisas como incesto, mas mesmo assim é sensacional, sem falar na coragem que eles tiveram em lançar uma música com esses temas no seu primeiro trabalho.       

17- I Bleed (Doolittle)   
 

Uma música que não vem pra te balançar, mas mesmo sendo uma música mais lenta, consegue fazer viajar na sua melodia (especialmente na hora do refrão) por isso merece a posição.               
  
16- Indie Cindy (Indie Cindy)  
 

Primeira música do álbum pós Kim que aparece na lista, música muito boa por sinal, e que tinha potencial de estar mais alto nessa lista, mas já que faz pouco tempo que eu ouvi, vamos deixar por essa posição mesmo.      

15- Velouria (Bossanova)   
 

Primeira música do Bossanova na lista, e não vai ser a última, já que esse álbum traz com perfeição o estilo Pixies: Músicas expressivas na letra e na melodia, e Velouria já vai mostrando o que esse álbum traz e o que você está para presenciar: Guitarra potente, vocal consistente.     

14- Oh My Golly (Surfer Rosa)   
 

OH MY GOLLY! OH MY GOLLY! Aquela música cocainada e frenética que só o Pixies sabe fazer, com o mesmo padrão que a gente ia ver presente também no Doolittle, música curtinha, letra básica, aquele tipo que só aparece pra te balançar. 

13- Tame (Doolittle)  
 

Você já imaginou uma música que consiga ser fofa e assustadora ao mesmo tempo? Pois bem, Tame mistura isso muito bem com os seus versos e maneira de cantar, que é bem assustadora pra quem não tá acostumado com a banda (esse fator fica mais presente se você vê o clipe).            

12- Break My Body (Surfer Rosa)       
 

Essa música entra na lista pelo simples fato de ela me definir muito, especialmente nos primeiros versos (se você não manja da língua da tia Elizabeth, procure no Vagalume a letra dessa música).    

11- The Happening (Bossanova)     
 
 

Bossanova foi um álbum de mudança do Pixies, que largou aqui definitivamente aquele som ''guitarrada'' que era frequente no Surfer Rosa e aparecia um pouco ainda no Doolittle, para substituir por um som mais refinado, mais moderado, só que sem perder sua essência, que era o extremo na melodia e nas letras, e The Happening mostra com perfeição essa mudança, com uma guitarra bem trabalhada, e uma letra que te traz bons sentimentos. E aquela sequência de genialidade jogada sem compromisso na parte final da música? Sem comentários.
  
10- Where is My Mind (Surfer Rosa)  
 

O senhor e a senhora devem estar pensando que essa música seria a n° 1, se fudeu, por que não é essa! Where is My Mind sem dúvida é um som sensacional e tem muita importância por ser uma das mais conhecidas do Pixies, sem falar que a letra fala de algo que todos nós fazemos de vez em quando: Viajar na batatinha.    

9- Caribou (Come On Pilgrim)   
 

Uma das músicas que me deixou apaixonado por Pixies, essa música além de ter uma melodia que é meio triste/ meio feliz, tem uma boa participação dos dois (Francis e Kim) fazendo uma combinação perfeita, com o suave da Kim e o invocado e escrachado do Francis.       

8- Gouge Away (Doolittle)      
 

Uma das músicas mais legais do Doolittle, Gouge Away é uma daquelas músicas que você não enjoa de ouvir (Se bem que todas as músicas do Pixies são difíceis de enjoar, mas enfim, deixa eu voltar, se eu ficar com essa ideia, eu não acabo com a lista).   

7- Holiday Song (Come On Pilgrim) 
 

 Acho que essa música e Caribou são sem dúvida o ponto alto desse primeiro trabalho, mas essa música supera por ter mais letra e por ser mais dançante que a citada anteriormente.   

6- Gigantic (Surfer Rosa)       
 

Além de ser um som com uma letra meio polêmica, Gigantic ficou numa posição boa na lista por que foi uma das poucas músicas (se não a única música na história inteira do Pixies) que a Kim assumiu a voz principal, o que é um tremendo desperdício, já que ela tem tanto talento quanto o Francis (ou até mais #JustSaying). 

5- Alec Eiffel (Trompe Le Monde)   

 

COMO ASSIM ALEC EIFFEL FICOU NA FRENTE DE GIGANTIC? Calma, eu explico, essa música traz uma coisa que eu sempre curti nas músicas do Pixies: A inteligência. 
Essa música além de já ter um belo mini solo já no meio da música, também traz uma letra interessante, falando sobre a construção da torre Eiffel, na França (até por que existe outras torres Eiffel por aí, né?) e sem falar na sequência final, sendo abafada pela guitarra. 

4- Dig for Fire (Bossanova)  
 

Tava sentindo falta do Bossanova, não é? Pois é. Outra qualidade legal do Pixies é o surrealismo, e Dig for Fire é a definição disso, fazendo ainda melhor, passando uma vibe bem legal que só músicas como Here Comes Your Man, por exemplo conseguem passar, e por falar nesse clássico... 

3- Here Comes Your Man (Doolittle)   
 

Óbvio que essa música tinha que estar na lista, uma música que é diferente do estilo do Pixies, mas é tão sensacional quanto, trazendo uma vibe tão leve, tão divertida de cantar junto, como dá pra ver nesse show ao vivo.      

2- Hey (Doolittle)   
 

Você queria surrealismo? Se era isso que você procurava, você achou com essa música, que eu não tenho nem palavras pra descrever essa obra de arte, ela só não ficou em primeiro porque não tem como ganhar de... 

1- Monkey Goes to Heaven (Doolittle) 
 

Essa música traz a vera tudo que o Pixies tem de melhor: Expressionismo, surrealismo, inteligência, melodia, é o rock alternativo no seu ponto mais alto, é um dos protótipos do grunge que formou bandas como Nirvana e Pearl Jam, é a história e tudo isso presente no álbum Doolittle, que botou o cenário do rock alternativo em chamas, e por isso é a minha primeira posição.   

E antes que reclamem, sim, faltaram muitas músicas, e vocês não sabem o quanto foi difícil fazer isso, já que eu sou da teoria que uma banda foda não tem uma melhor música, todas são boas, mas mesmo assim, vamos fazer umas menções honrosas: 

*Debaser (Doolittle)  
*Bone Machine (Surfer Rosa)  
*Something Against You (Surfer Rosa)  
*River Euphrates (Surfer Rosa) 
*Broken Face (Surfer Rosa) 
*Wave of Multilation (Doolittle)  
*Is She Weird (Bossanova) 
*All Over the World (Bossanova) 
*Into the White (Doolittle lado B)  
             entre outras     
  
  
 
  
  
 
  
 
     
 
   
   
 
 
 

     
  

2 comentários:

  1. Acho que a minha preferida de todas é Hey (Doolittle) mas realmente ela não tem como ficar na frente de Monkey. Eu amo música mais nesse estilo sabe, principalmente pra ouvir de madrugada *-* Enfiiim, adorei o post ♥ Seguindo teu blog. Uma beijoca amore!


    Blog Querida Hanny

    ResponderExcluir